Indicações do Medicamento
Biovarixon é destinado ao: – Tratamento das manifestações da insuficiência venosa crônica, funcional e orgânica, dos membros inferiores. – Tratamento dos sintomas funcionais relacionados à insuficiência venosa do plexo hemorroidário. – No período pré e pós-operatório de safenectomia (retirada cirúrgica da veia safena) para alívio dos sinais e sintomas resultantes desse procedimento. – Alívio dos sinais e sintomas pós-operatórios decorrentes da retirada cirúrgica da veia hemorroidal (hemorroidectomia).
Modo de Ação
Biovarixon diminui a resposta inflamatória e o consequentemente o extravasamento de sangue pelos capilares, reduz o edema e diminui a formação de radicais livres; diminui os sintomas agudos da hemorroida por um mecanismo que aumenta o tônus venoso e suprime alguns mediadores da inflamação aumentando a drenagem linfática.
Contraindicações
. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Precauções
e adolescentes (com idade inferior a 18 anos) . PRECAUÇÕES Gravidez: Se você está grávida ou amamentando, pensa que pode estar grávida ou planeja engravidar, fale com seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento. Como medida de precaução, é preferível evitar o uso de Biovarixon durante a gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Lactação: Em razão da ausência de dados extensos sobre a passagem deste medicamento para o leite materno, a amamentação não é recomendada durante o tratamento. Fertilidade: Estudos de toxicidade reprodutiva não mostraram efeito na fertilidade de ratos do sexo feminino e masculino. Efeito na capacidade dirigir e operar máquinas: Nenhum estudo sobre o efeito da fração flavonóica purificada micronizada ( na habilidade de dirigir e operar máquinas foi realizado. Contudo, baseado no perfil de segurança global da fração flavonóica purificada micronizada ( , Biovarixon não tem influência ou tem influência insignificante sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas. INTERAÇÕES Nenhum estudo de interação medicamentosa foi realizado com Biovarixon. Nenhuma interação medicamentosa clinicamente relevante foi reportada até o momento com experiências pós-comercialização. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Este medicamento contém Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico.
Armazenamento
Biovarixon 500mg deve ser guardado na sua embalagem original. Conservar em temperatura ambiente (15 a 30ºC) . Proteger da luz e umidade. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS ORGANOLÉPTICAS Biovarixon 500mg é apresentado sob a forma de comprimido oblongo, sem vinco, revestido, de coloração rósea, isento de material estranho. Número do lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Como tomar
.Via Oral. Na doença venosa crônica, a posologia usual é: Biovarixon 500mg: 2 comprimidos ao dia. Bula_ Biovarixon_500mg_Comp_Rev 4 Bula do Paciente Os comprimidos devem ser administrados preferencialmente durante as refeições, por pelo menos 1 mês ou de acordo com a prescrição médica. Na crise hemorroidária aguda, a posologia usual é: Biovarixon 500mg: 6 comprimidos ao dia durante os quatro primeiros dias, 4 comprimidos ao dia durante três dias e após 2 comprimidos ao dia ou de acordo com a prescrição médica. No período pré e pós-operatório de safenectomia, a posologia usual é: Biovarixon 500mg: 2 comprimidos ao dia; Os comprimidos devem ser administrados por pelo menos 14 dias antes e após a cirurgia ou de acordo com a prescrição médica. No período pré-operatório de hemorroidectomia, a posologia usual é: Biovarixon 500mg: 1 comprimido ao dia; Os comprimidos devem ser administrados por pelo menos 1 semana ou de acordo com a prescrição médica. Caso desejar os comprimidos de Biovarixon podem ser dissolvidos em água antes de administrá-los. Nesse caso, você deve dissolver o comprimido em um copo de água com quantidade suficiente para completa dissolução até que uma suspensão homogênea seja obtida. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Reações adversas
Assim como todos os medicamentos, Biovarixon pode causar eventos adversos, porém nem todos os pacientes irão apresentá-los. Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) : – Diarréia, dispepsia (indigestão) , náusea e vômitos. Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento) : – Colite (inflamação do intestino) . Reações raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento) : – Tontura, dor de cabeça, mal estar, rash cutâneo (erupções avermelhadas) , prurido (coceira) e urticária (erupção cutânea) . Reações com frequência desconhecida: – Dor abdominal, edema de face isolada, lábios e pálpebras. Excepcionalmente edema de Quincke (tal como inchaço da face, lábios, boca, língua ou garganta, dificuldade em respirar ou engolir) . Se algum dos eventos adversos se tornar sério, ou se você notar algum evento adverso não listado nessa bula, favor informar o seu médico ou farmacêutico. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (.