Indicações do Medicamento
Radiofármaco preparado a partir do é indicado como agente de imagem do sistema reticuloendotelial (fígado e baço).
Modo de Ação
É utilizado para preparar o radiofármaco estanho coloidal (99 mTc) , empregado na aquisição de imagens cintilográficas em Medicina Nuclear. É uma substância radioativa que tem a capacidade de se acumular no fígado, baço e medula óssea.
Contraindicações
É contraindicado para pacientes que apresentam hipersensibilidade ao estanho coloidal (99 mTc) ou a qualquer um de seus componentes (ver Composição).
Precauções
Não há interações medicamentosas descritas para esse radiofármaco. Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco: Nenhuma informação está disponível em relação a pacientes geriátricos. eficácia e segurança para uso pediátrico não foram estabelecidas. uso pediátrico deve ser considerado cuidadosamente, considerando a necessidade clínica e a relação risco/benefício nos pacientes desse grupo. Categoria de risco na gravidez: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento pode causar malformação ao bebê durante a gravidez. No caso de lactação, recomenda-se a suspensão da amamentação por 24 h após o exame. médico responsável pela utilização do radiofármaco informará sobre a necessidade de algum preparo antes do uso. Informe ao médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Armazenamento
Reagente liofilizado deve ser armazenado sob refrigeração (de 2 a 8 ° . Após o preparo, manter em temperatura ambiente (15 a 30 ° por até 4 horas. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Pó liofilizado branco. Após reconstituição origina solução límpida e incolor. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Como tomar
É contraindicado para pacientes que apresentam hipersensibilidade ao estanho coloidal (99 mTc) ou a qualquer um de seus componentes (ver Composição) .Não há interações medicamentosas descritas para esse radiofármaco. Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco: Nenhuma informação está disponível em relação a pacientes geriátricos. eficácia e segurança para uso pediátrico não foram estabelecidas. uso pediátrico deve ser considerado cuidadosamente, considerando a necessidade clínica e a relação risco/benefício nos pacientes desse grupo. Categoria de risco na gravidez: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento pode causar malformação ao bebê durante a gravidez. No caso de lactação, recomenda-se a suspensão da amamentação por 24 h após o exame. médico responsável pela utilização do radiofármaco informará sobre a necessidade de algum preparo antes do uso. Informe ao médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. 1reagente liofilizado deve ser armazenado sob refrigeração (de 2 a 8 ° . Após o preparo, manter em temperatura ambiente (15 a 30 ° por até 4 horas. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Pó liofilizado branco. Após reconstituição origina solução límpida e incolor. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.Este produto só pode ser preparado e administrado em estabelecimento clínico credenciado pelas entidades de controle nuclear e sanitário, de forma a cumprir simultaneamente os requisitos de proteção contra radiações e os de qualidade farmacêutica. Após serem coletados dados sobre a indicação do exame, é administrada uma pequena uma pequena atividade de estanho coloidal (99 mTc) no paciente. Após o período adequado, o qual varia com o exame realizado, o paciente é posicionado no equipamento. Imagens serão adquiridas em repouso e a duração depende do tipo de exame. Em seguida, o médico responsável irá analisar a qualidade das imagens, avaliando a necessidade ou não da realização de imagens extras. Após conclusão do exame, o paciente poderá assumir suas tarefas diárias, sem restrições. É recomendável aumentar a eliminação do medicamento forçando a diurese com ingestão de líquidos e esvaziamento da bexiga. Fabricante de gerador de radionuclídeo cujo eluato foi testado e considerado compatível com o produto Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (.
Reações adversas
De uma forma geral, as reações adversas relacionadas aos radiofármacos são raras ou muito raras e são comumente leves, reversíveis, sem muita gravidade e geralmente não necessitam de intervenção médica. As reações adversas detectadas em aplicações clínicas de coloides podem ser classificadas sob o título de efeitos vasomotores, tais como desmaio, palidez, diaforese ou hipotensão, e efeitos do tipo anafilático (náusea, dermografismo, chiado, broncoespasmo, eritema) . Náusea, rubor e mudanças de pulso são reações típicas de coloides empregados em cintilografia de fígado e baço. Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.