Indicações do Medicamento
MixIstar® 0,4%; 0,6% e 0,8% são soluções de manutenção com cloreto de potássio em glicose e cloreto de sódio indicadas como fonte de eletrólitos (reposição eletrolítica) , energia e água. As soluções de MixIstar® são indicadas aos pacientes que necessitam manter ou restaurar o volume e a composição normal dos líquidos corporais. escolha do médico especialista por MixIstar® 0,4 (0,4% de cloreto de sódio) , 0,6 (0,6% de cloreto de sódio) ou 0,8 (0,8% de cloreto de sódio) estará diretamente relacionada à necessidade de hidratação, objetivando o fornecimento de aporte calórico e a manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico do paciente.
Modo de Ação
MixIstar® 0,4%; 0,6% e 0,8% são soluções de manutenção que proporcionam a reposição das perdas de água, sódio e potássio que ocorrem pela urina e fezes e a perda de água pela pele e pulmões. glicose a 5% fornece 170 kcal/ (1 g = 3,4 kcal) , ou seja, aproximadamente, 20% das necessidades calóricas normais do paciente. Isto é suficiente para impedir que ocorra cetose relacionada à cetoacidose do jejum e para diminuir a degradação proteica que ocorre quando o paciente não recebe calorias. glicose também provê a adição de osmóis, evitando assim a administração de líquidos hipotônicos que possam causar hemólise. potássio está sob a forma de cloreto de potássio na concentração de 25,6 mEq/ dentro das concentrações usuais comumente utilizadas de 10 a 40 mEq/ objetivo é evitar a hipocalemia (redução de cálcio no organismo) com a reposição da perda que ocorre pela urina e fezes. sódio está sob a forma de cloreto de sódio nas concentrações de 0,4 %, 0,6% e 0,8%, dentro das concentrações usuais comumente utilizadas de 0,2 a 0,9%. quantidade de cloreto de sódio em cada formulação varia de acordo com a necessidade de hidratação do paciente e permite a reposição de déficits e manutenção de fluidos corpóreos. água é fundamental para repor as perdas obrigatórias da urina, fe zes, pele e pulmões.
Contraindicações
Não utilizar estas soluções com cloreto de potássio em glicose e cloreto de sódio se houver qualquer intolerância aos componentes da fórmula. Categoria de risco Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Atenção: Este medicamento contém glicose, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
Precauções
Informe o seu médico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente outros medicamentos. seu médico deverá aconselhá -lo sobre possíveis alterações no uso da medicação. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. Categoria de risco Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião – dentista. Atenção: Este medicamento contém glicose, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
Armazenamento
Não utilizar se houver turvação, filamentos ou violação do recipiente. Observar contra a luz antes de usar. exposição de produtos farmacêuticos ao calor deve ser evitada. produto deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15° e 30° . Proteger da luz e umidade. Após aberto este medicamento deve ser utilizado imediatamente e não deve ser armazenado, pois sua esterilidade fica prejudicada. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características físicas e organolépticas do produto: Aspecto: líquido, límpido, incolor e inodoro. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Como tomar
Não utilizar estas soluções com cloreto de potássio em glicose e cloreto de sódio se houver qualquer intolerância aos componentes da fórmula. Categoria de risco Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Atenção: Este medicamento contém glicose, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.Informe o seu médico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente outros medicamentos. seu médico deverá aconselhá -lo sobre possíveis alterações no uso da medicação. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. Categoria de risco Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião – dentista. Atenção: Este medicamento contém glicose, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.Não utilizar se houver turvação, filamentos ou violação do recipiente. Observar contra a luz antes de usar. exposição de produtos farmacêuticos ao calor deve ser evitada. produto deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15° e 30° . Proteger da luz e umidade. Após aberto este medicamento deve ser utilizado imediatamente e não deve ser armazenado, pois sua esterilidade fica prejudicada. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características físicas e organolépticas do produto: Aspecto: líquido, límpido, incolor e inodoro. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.MixIstar® 0,4%, 0,6% e 0,8% são soluções estéreis, apirogênicas e devem ter uso intravenoso e individualizado. dosagem deve ser determinada por um médico e é dependente da idade, do peso, das condições clínicas do pa ciente e das determinações em laboratório. Estas soluções são acondicionadas em bolsas em para administração intravenosa usando equipo estéril. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Reações adversas
As reações adversas podem ocorrer devido à solução ou à técnica de administração e incluem: resposta febril, infecção no pont o de injeção, trombose venosa ou flebite (processo inflamatório na parede da veia) , irradiando-se a partir do ponto de injeção, extravasamento e hipervolemia (aumento do volume de sangue) . infusão intravenosa pode conduzir ao desenvolvimento de distúrbios hídricos e eletrolíticos. Os sintomas podem resultar de excesso ou déficit de um ou mais íons presentes na solução, portanto, é essencial a monitorização frequente dos níveis de eletrólitos. Hipernatremia (excesso na concentração de sódio no sangue) pode estar associada a edema e exacerbação de insuficiência cardíaca congestiva, devido à retenção de água, resultando em um volume de líquido extracelular expandido. Reações relatadas com o uso de soluções contendo potássio incluem náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. Os sinais e sintomas de intoxicação de potássio incluem parestesias (sensações cutâneas subjetivas, por exemplo: formigamento, frio, calo r) das extremidades, arreflexia (ausência de reflexos) , paralisia muscular ou respiratória, confusão mental, fraqueza, hipotensão, arritmias cardíacas, bloqueio cardíaco, alterações eletrocardiográficas e parada cardíaca. Déficit de potássio pode resultar em ruptura da função neuromuscular, íleo intestinal e dilatação. Se infundido em grandes quantidades (volumes de hidratação superiores a 2-3 litros por dia) íons cloreto podem ocasionar uma perda de íons bicarbonato, resultando em um efeito acidificante, particularmente em pacientes portador es de patologia aguda e crônica renal. Se houver efeitos adversos não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.